domingo, março 29

Leis da Natureza

"O Brasil, indubitavelmente, é um país de biodiversidade inigualável aos outros países do mundo." (RODRIGUES, 2009)

E é assim que começa o meu afazer mais importante dos últimos dias.
"Vamos ver se eles florescem!" A. R. M. R.

Esse post é de caráter altamente recomendatório:

1) Relatório Renctas

2) CPI Tráfico e Biopirataria

3) Planet Earth - Michael Jackson


***

domingo, março 22

Concerto do Conserto

(Escute "Where the streets have no name")

Muitas memórias de conserto se fazem presentes.
Desde sempre, consertei de quase tudo.

TV, Video K-7, Som, DVD, Brinquedos , Livros da Biblioteca.
Relações e amizade.

Acho que talvez, ou nem tanto, seja fácil pra eu lidar com essas coisas, e sei que tudo isso se deu pela curiosidade em saber como as coisas do mundo funcionam. Talvez tivesse sido melhor escolher alguma carreira desse tipo pra mim, talvez não.

Mas eu não quis, eu acho que gosto de lutar por outras coisas, eu acho que gosto de procurar por outras coisas.

Eu, já quis consertar a saúde das pessoas. Não continuei.

Eu, já quis consertar as brigas das pessoas. Não continuei.

Eu, já quis, de certa forma, consertar o mundo. Continuo.

E talvez, este não seja o objetivo final. Ficaria frustrada. Nem quero influenciar sob a minha perpectiva.

E o mundo a gente muda. Com o bem ou com o mal. Pelo menos o mundo que está ao nosso alcance.

O rio não é o mesmo, o homem não é o mesmo, a água não é a mesma, o conhecimento não é o mesmo.

Muitas memórias de conserto se fazem presentes.
Mas eu quero mais. Sempre.


sábado, março 14

quarta-feira, março 11

O Almirante Herói da Pátria

Um mais nove dez
Os olhos verão de acordo com a antes-essência.
Os mares trouxeram de tudo, o mestre, o dono da sala.
Mas, um mais nove dez, necessário para ter esse re-conhecimento.

Um mais nove dez.
Lá estava na Encruzilhada
mira do Sul Felis a Berto,
na mente, conseguiria.

Um mais nove dez.
Na fila pra punição,
2-5-0 outrora fila pra extinção
Dois mais mil lutarão.

Menos um, mais nove dez
Derrama o vermelho, ascende o negro
Derrama o azul, ascende à-la a branca
Porem o verde que te fez herói.

***

Dor. Dói. Passa.
Revolta.
Dor. Açoita. Passa.
Vitória.
Dor. Dói. Passa.
Luta. Orgulha. Representa. Se vai mas, Fica.

O que parece efêmero agora custoso foi fazer.
Crono-lógico explica aquele regi - mento.
Al-mirante faria a todo sentido
Explode a dor, passa.
Mas fica.

quinta-feira, março 5

Sobre o impossível que é possível

Algumas expressões viram clichês, assim como, algumas músicas são banalizadas e criticadas como se fossem uma das obras mais absurdas do mundo, pensando que é preciso mesmo muita coragem para confirmar tal autoria. “Tudo é possível” é algo que aparece principalmente quando se quer algo e quando alguém quer te convencer que você pode ter algo, por mais impossível que possa parecer. E, sabe, essa pessoa a qual te ajudou não deixa de ter “razão”. A vida, o mundo é muito mais complexo do que a própria escrita, pode ser, até mesmo muito mais complexo do que a nossa própria capacidade de assimilação do mundo. Bem, eu quero chegar no ponto em que realmente confirme essa sentença citada. Poderia pensar eu, “ressuscitar, está aí uma coisa que é impossível”. Poderia pensar meu contra-eu, “bem, depende do que é ressuscitar”, “depende do que seja minha crença por ressuscitar”.Sem delongas sobre esse assunto, a questão é que se é possível ressuscitar pelo pensamento, pela crença, talvez não pela vivência, podendo fazer parte até mesmo do próprio conceito adotado de “ressuscitar”.
Nós seres humanos, talvez tenhamos sim muitos valores compartilhados, nada mais nada menos do que algo conseqüente de nossa educação, cultura, processo civilizatório e de socialização. Entretanto, um referente contra-valor pode ser encontrado, e possivelmente será encontrado em outra parte do mundo, ou até mesmo ao seu lado. A questão é que a racionalidade humana é tão limitada e egoísta que é capaz de pensar e ter a certeza de que se é possível que o outro pense da mesma forma, como se os indivíduos compartilhassem de conexões neurais similares, é claro que isso é uma metáfora, imagine, da mesma forma, um compartilhamento de caminhos similares que levam a um mesmo fim. Nós sabemos que não é assim, aliás, nós não sabemos – atos simples e atrozes poderiam ser evitados. O homem é um segredo, e até o último indivíduo viver o seu próprio natal será assim.
Quem já teve algo que costumam de denominar como “desmaio” sabe como a realidade vivida agora pode ser diferente. É como se você fosse transportado à outra dimensão e continuasse a viver, isto é, para quem está perto de você, permanece a percepção de um ser estático, desacordado e sem reação alguma. Mas só você sabe que, na sua percepção você pode continuar a fazer coisas, sendo elas, pertencentes a sua rotina, ou algo inédito. Para aquele que está estático em uma dimensão, está vivendo em outra dimensão. Agora, se essa dimensão é a de um pensamento, um inconsciente, ou de outra realidade, não importa, para quem a viveu serão os segundos mais diferentes e reais daqueles que presenciaram.
Poderia então, concluir que tudo é possível na medida em que tudo é relativo, e não adianta querer ser fanático a coisas certas e com a sistemática de mão única, dupla, ou múltipla do pensamento, a contradição é algo inerente e intrínseco à razão. Por mais estranho que possa parecer, os conceitos se integram na categoria das coisas não generalizáveis do mundo real, sendo este próprio algo que é alta e potencialmente questionável. Afinal, porque eu não posso chamar o que eu vivi no desmaio de real? Ele, ao meu ver por sinal, era muito palpável.