terça-feira, abril 14

O Ser: Criança


Estudar muitas vezes é legal. Mas, na maioria das vezes, pensar dói. Imaginar não. Ontem, estava a estudar algo sobre sistema monetário para uma prova de economia. De repente, por meio de uma comparação de dólares com as notas de um Banco Imobiliário feita por um autor , em minha cabeça algo se nostalgiou.

Quando ganhei meu Banco Imobiliário, fiquei impressionada com a quantidade de moeda constituinte daquele jogo. Eu imaginei realizar muitas transações com aquele dinheiro, e cheguei a me perguntar o motivo de no jogo se ter mais moeda do que o que o próprio valor que o jogo exige para ser comprado. Imaginação de quando criança é realmente uma das coisas que uma pessoa pode sentir mais falta na vida. Cheguei a perguntar a minha mãe algo como o que eu poderia comprar como aquele dinheiro. A resposta que tive era que aquelas moedas não eram válidas no mercado. Um pouco frustrada, me coloquei a pensar sobre como solucionar aquele tão importante problema. Incrivelmente, eu encontrei uma solução, lógica para mim naquele momento. O que eu poderia fazer era ir ao banco e trocar todo aquele dinheiro. Eu poderia, então, realizar os meus mais profundos desejos, que com certeza eram os mais absurdos e não-materiais, mas não me lembro exatamente quais eram. Enfim, por um triz não recolhi tudo e levei ao banco. Não fosse o meu medo de ser presa, ser pega em flagrante por falsificação de moeda, ser levada por policiais a delegacia aos 7 anos de idade, eu o teria feito e não teria sido nada legal. Me contentei em usar aquele dinheiro para comprar a Av. Rebouças, a Companhia Ferroviária e até mesmo pagar impostos, o que eu não queria era ir para a prisão - no jogo e na vida. Ora, no meu mundo aquela poderia ser uma válida "moeda de curso forçado", principalmente quando eu imaginava a construção de uma cidade modelo onde só houvesse o bem e a paz. Mas estas são outras memórias. Finalizarei esta aqui com um imenso sorriso, menos infantil e inocente do que aquele que era capaz de soltar quando era pequena. Porém, expressado por um sentimento verossímil do que é sentir ter sido um dia, criança.

2 comentários:

  1. nossa! vc escreve muito bem! quando tiver mais tempo, vou ler os posts mais antigos

    quando eu era pequeno e ganhei meu banco imobiliário eu quis usar o dinheiro dele pra comprar bala hahahaha

    é engraçado como que a lembrança dessas idealizações nos fazem sorrir, achar graça da nossa inocência, sendo que na época era algo sério pra gente. Fico pensando se nossos sonhos de hoje um dia serão lembrados por nós mesmos como sonhos engraçados e infantis (não em um sentido pejorativo, mas sim no de inocente)

    ResponderExcluir
  2. é aquela velha história da inocência das crianças, da pureza e da simplicidade.
    antes o animal de classe Insecta, ordem Hymenoptera e família Formicidae era apenas uma pequena formiguinha...

    bárbara

    ResponderExcluir